segunda-feira, 26 de junho de 2017

A saúde entre as TIC



As novas Tecnologias de Informação e comunicação têm alcançado um número vasto de pessoas de todas as idades, faixa etária e sexo. Os jovens são os que mais se apropriam desses meios.

 Imagem relacionada

Todos os dias, em vários locais da sociedade, vê-se constantemente pessoas a usar o telemóvel. O computador é mais utilizado em casa. Há pessoas que não saem de casa sem o seu telemóvel. Existem ainda aqueles que não passam meia hora sem colocar os seus dedinhos na tela.

“Costumo usar tecnologias todos os dias”, diz o jovem Valdir do Canto, acrescentando ainda que, “o que mais acesso são o Face book Messenger, abola, Viber e canal de jogo”. 

Sarah Furtado é mais uma jovem adepta das Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente o computador. Sara confessa que utiliza muito o PC para fazer pesquisas relacionadas ao curso que frequenta.

O Dr. formado em Clínico Geral, Ledo Pontes refere que não estudar na luz apropriada, estar diante de telemóveis e computadores durante muito tempo pode prejudicar a vista e passar quatro a cinco horas a falar no telefone e ouvir músicas é prejudicial à saúde dos ouvidos.

Do Canto afirma que não tem e nunca teve nenhum problema de vista ou de audição, ao contrário da jovem. Sara afirma que, “sentia comichões nos olhos, consultei um oftalmologista e ele passou-me um exercício ou convergências de olhos, mas não era caso de usar óculos”.  
  
A jovem revela que voltou a sentir as comichões, porém ainda não retornou ao especialista para saber o que tem nos olhos.

Dormir cedo tornou-se um mito para muitos, podem até querer, mas não conseguem deixar de lado os seus amigos os companheiros tecnológicos. “Ultimamente ando a dormir meia noite ou madrugada, fico até tarde a estudar no telemóvel e no computador”, confessa a estudante Daniela Cardoso.

Em relação a esse último ponto, Dr. Ledo Pontes diz que, “um jovem que dorme muito tarde, e consequentemente perde muito tempo, não consegue ter um bom desempenho ou aproveitamento escolar, como um jovem que dorme bem tem hábitos saudáveis”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ACLCC realiza marcha em prol da luta contra cancro de mama

A Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC), realizou uma marcha em prol da luta contra o Cancro da mama. A marcha teve...