segunda-feira, 19 de junho de 2017

Jovem cria projeto denominado “Não Experimentar Drogas”


O jovem ativista e cantor de Rap Ga Da Lomba, criou um projeto ao qual denominou de “Nunca experimentar Droga”. Ga Da, leva o seu projeto a várias escolas e universidades do país com o objetivo de sensibilizar jovens e adolescentes no sentido de não seguirem para esse caminho.

Foto de Ga Da Lomba. 
Ga Da lomba entrou para o mundo das drogas desde muito cedo, com apenas nove anos de idade, já consumia a substância. 

Durante o ensino secundário, consumia muita droga e consequentemente fez muitas coisas erradas. Por causa das suas atitudes, teve de deixar o liceu. 

O ativista passou por muitos problemas e a sua mãe foi quem lhe ajudou durante todo esse tempo. Mesmo com os olhos carregados de lágrimas e o coração partido a mulher nunca lhe abandonou. 

Essa é uma pequena parte da história desse jovem que ele sempre conta em cada palestra em que participa. Palestras estas que o jovem prefere chamar de “encontro reflexivo”.

O ativista conta toda a sua história para os seus ouvintes, como forma de mostrar por experiência própria os males que a droga traz para a vida das pessoas que a deixam penetrar em seu interior.

“Eu tentei várias vezes parar de usar drogas, numa tentativa sem sucesso, até que um dia finalmente consegui” confessa Ga Da, para quem “deixei essa vida por vários motivos, porém um deles e que talvez seja o mais determinante, é que já não aguentava mais ver o sofrimento da minha mãe”.    

Durante esses encontros reflexivos ele fala sobre todas as perdas que conseguiu com a droga e os ganhos que teve após a tê-la abandonado. 

“O objetivo do projeto é de prevenir e resgatar os jovens do consumo”. Expele o dono do projeto. No final dos encontros com os jovens, abre-se um espaço para perguntas e respostas.  

Isaias Tavares é um estudante universitário que esteve presente num desses encontros que teve lugar no auditório da Uni-CV, no dia 09 de Junho deste ano.  

O estudante de jornalismo disse ao Vivi más “para mim, foi bom assistir a palestra, porque, apesar de que eu já sabia do mal que a droga provoca, após ter presenciado a de perto a experiência que ele teve, posso dizer que levarei isso em conta sempre, no sentido de não introduzir nenhum tipo de droga na minha vida”.



Vídeo apresentando o projeto do jovem Ga Da Lomba:


Sem comentários:

Enviar um comentário

ACLCC realiza marcha em prol da luta contra cancro de mama

A Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC), realizou uma marcha em prol da luta contra o Cancro da mama. A marcha teve...